Um curso de desenvolvimento espiritual, que corrige os maus hábitos da mente e purifica os sentimentos do coração, mas não demonstra interesse pelos hábitos e condições do corpo físico é baseado em um conceito unilateral do homem. Não é equilibrado. Como pode ele produzir um resultado que não seja desbalanceado e incompleto? Seja o corpo ignorado ou levado em conta, a vida deve ser vivida em sua plenitude por todos os seres humanos. Aqui também se incluem os seres buscadores espirituais e seus corpos ainda estão com eles, seja lá o que façam ou deixem de fazer.

Nesse plano, o corpo é em verdade o único meio da nossa existência e não deve ser desconexo de nossas aspirações. Uma instrução espiritual completa e competente não deve ser tão tola a ponto de negligenciar ou desconhecer a estrutura física do discípulo que está sendo instruído, mas antes deveria vê-lo com seus vários órgãos e sentidos superiores como verdadeiramente é; isto é, como uma expressão da Inteligência Infinita, através do qual pode-se angariar a experiência necessária para tornar-se totalmente consciente de sua relação com esta Inteligência. Há ainda um outro e menos considerado ponto de vista com relação a este assunto: o corpo contém inúmeras pequenas vidas, as quais nos veem como seus protetores, líderes e guias, que necessitam e deveriam receber de nós amável atenção.

O ascetismo filosófico pratica disciplinas porque ele valoriza o corpo apropriadamente, não porque ele o odeia. A encarnação é uma oportunidade para a salvação. O corpo é um templo sagrado. A carne é uma revelação da atuação da Mente do Mundo.

O místico que reconhece a incessante maravilha e divino valor de seu corpo, que o aceita como o palco sobre o qual e através do qual ele deve se completar e e e realizar seu ideal, não está degradando este ideal ou tornando-se cativo, mas sim levando a cabo o alto propósito que é reservado ao homem na ordem cósmica.

O corpo (assim como a alma) lhe fornece mensagens de aconselhamento, aviso ou aprovação mas com frequência ele não as escuta, não as compreende ou não deseja que sua complacência (formada por tendências, hábitos e entorno) seja perturbada.

Essa purificação do corpo, das emoções e da mente é uma etapa preparatória indispensável da Busca. Para as técnicas avançadas, é um meio necessário de abrir o caminho para um influxo de forças espirituais durante a meditação. Meditação que não é acompanhada de purificação pode facilmente levar a pseudo-intuições. O aspirante pode trilhar de uma e única vez os caminhos da purificação e da meditação, ou ele pode colocá-los em sua ordem lógica e tratar deles consecutivamente. Há muito a ser dito sobre ambas as opções, ainda que a tradição tenha normalmente dito que a purificação devesse preceder a meditação.

O corpo é nosso morada no físico. Através de seus cinco sentidos podemos sofrer dor e miséria ou desfrutar de satisfação e prazer. Portanto, ele deveria ser bem tratado e bem cuidado, mantido saudável o mais que possamos. Esta não é somente uma necessidade pessoal, mas também um dever espiritual, pois sua condição pode tanto obstruir quanto auxiliar o trabalho interno.

Quando a saúde de um homem fica comprometida, nada lhe parece mais importante do que restaurá-la. É apenas aí que ele se dá conta do valor da boa saúde. Isto tem sido afirmado do ponto de vista meramente convencional e mundano. Mas e quanto ao ponto de vista espiritual?

O aspirante cuja saúde foi comprometida, continua preocupado com a condição do seu corpo, de forma que os pensamentos e o tempo que a ele dedica são tirados dos pensamentos e tempo que ele poderia ter dedicado à sua aspiração espiritual.  E quando ele passa a seus períodos de meditação, ele pode achar difícil elevar-se acima de seus estados corporais, de forma que até mesmo sua concentração e capacidade meditativa podem ser perturbados por isso. Isto porque, afinal de contas, o corpo é o instrumento com o qual ele tem que trabalhar e através do qual ele tem que alcançar seu alto propósito durante a encarnação nesta terra. É por isso que sistemas foram criados para lançar uma base de saúde e força para as empreitadas espirituais do aspirante.  Outrossim, se ele busca estar a serviço de seus semelhantes, sua capacidade de servir estará limitada pelo estado de sua saúde e pode até ser completamente impossibilitada no plano físico. Com boa saúde ele se torna mais valioso para os outros, mas se lhe falta saúde, menos.

O corpo humano é parte da consciência, em verdade, uma parte significativa mas a consciência por si só é apenas uma parte de uma maior e mais profunda consciência da qual normalmente não estamos cientes. Ainda assim, é nesta misteriosa região que a origem criativa da ideia-corpo reside. Se o “eu” comum não é capaz de manter o corpo bem, simplesmente mantendo o pensamento de saúde, isso se dá porque o poder criativo reside em um “eu” que o transcende. O ego, que se identifica com o corpo, ao fazê-lo anula seus poderes latentes. Mas assim que o ego passa a identificar-se com a Mente pura, certos poderes podem vir a manifestar-se. Muitos casos de fenômenos místicos, tais como a stigmata dos santos católicos, confirma isto.

>>> voltar para A Cura nos Notebooks de PB